2 discos clássicos que marcaram época!
Formado em 1985, originalmente com o nome de Xecutioner, o grupo de Tampa (Flórida) foi um dos fundadores do estilo que viria a ser conhecido como Death Metal.
Após lançarem algumas demos em 1986 e participarem da coletânea `Raging Death`, em 1987, com duas faixas, a banda conseguiu um contrato com a Roadrunner e mudou seu seu nome para Obituary.
Em 1989 lançaram seu debut, `Slowly We Rot`, um clássico do estilo!
Daí pra frente se firmaram como um dos maiores nomes da então emergente cena death metal, vendendo bem e excursionando pelos 4 cantos do mundo, menos por aqui......
Na década de 90 lançaram a matadora sequência de álbuns `Cause of Death` e `The End Complete`, o que aumentou ainda mais as vendas e o público do Obituary.
Deram uma pequena pausa e reapareceram com o álbum `World Demise` (1994), e então as coisas mudaram bastante para o Obituary, pois o disco não foi bem aceito nem pelo público nem pela crítica, muito provavelmente por causa dos experimentos com elementos industriais e percussivos em algumas músicas.
Fizeram uma pequena tour para divulgar o disco e desapareceram nas profundezas da Flórida, para só ressurgirem em 1997 com o ótimo `Back From The Dead`, que também não foi bem aceito pela ala xiita do death metal por ter um......rap!
Muito bom por sinal, de longe minha faixa preferida do álbum.
Lembro-me de entrevistas deles na época em que falavam que colocaram o rap no final do disco já para não afrontarem a ala mais radical de seu público, se o cidadão não quisesse escutar a faixa era só não tocar a última do disco.
Com as péssimas críticas e vendagens do álbum uma crise se instalou na banda, ainda tiveram pique para lançar o ao vivo `Dead` (??!!!??) em 1998 e aí não teve jeito, a banda acabou.
Um fim muito mal explicado, diga-se de passagem.
Ao que tudo indica uma mistura fatal de cansaço das extensas tours, falta de apoio da Roadrunner, e baixas vendagens.
A maioria dos integrantes partiram para projetos solo: o grande batera Donald Tardy (mestre!!!) foi tocar com o esquisito Andrew W.K, Allen West formou as bandas Lowbrow e Six Feet Under, e Trevor Peres fundou o Catastrophic.
Nos primeiros anos do século XXI começaram a surgir rumores de uma possível volta do Obituary, que veio a acontecer em 2003, fizeram alguns shows e partiram para a gravação do álbum `Frozen in Time`, lançado em 2005.
Tomaram gosto pelo `negócio` novamente e lançaram `Xecutioner´s Return` em 2007, o EP `Left to Die` (2008) e `Darkest Day` em 2009, três trabalhos seguidos!
Esses últimos 3 trabalhos do Obituary foram lançados pela Candlelight Records, com quem eles ainda tem um contrato.
No momento estão trabalhando em um novo álbum que será lançado esse ano.
A atual formação do Obituary é: John Tardy (vocal), Trevor Peres (guitarra), Ralph Santolla (guitarra), Terry Butler (baixo, não, não é AQUELE Terry Butler, esse aqui é o que tocou no Death), e Donald Tardy (batera).
O Obituary tem um dos melhores sites que eu já vi, vale muito a pena fazer uma visita http://www.obituary.cc/
Conheci o Obituary por volta de 1991/92, e gostei imediatamente da banda por causa do peso infernal, instrumental trampadíssimo (os 2 bumbos do Donald Tardy!), vocal cabuloso, e generosas pitadas de HC no som!
Não me lembro se escutei primeiro o `Cause of Death` ou o `The End Complete` mas me recordo de ter gravado ambos em uma fita cassete (ainda a tenho em algum lugar aqui em casa) e a escutar bastante.
Os dois discos envelheceram muito bem, soam agressivos e pesados até hoje.
Com a produção do mago Scott Burns (por onde anda?) e gravados no lendário Morrisound Studio, os 2 álbuns capturaram perfeitamente o clima muito especial da cena death da Flórida na época.
Não deixa de ser surreal o fato de em um estado tão ensolarado quanto a Flórida terem surgido monstruosidades como o Obituary, Deicide, Morbid Angel e afins.
Com as freqüentes tours que o Obituary faz por aqui hoje em dia não posso deixar de me perguntar como seria uma vinda deles aqui na época desses discos.
Quem é da época se lembra da moral que o Obituary tinha, me arrisco a dizer que eles lotariam ginásios por aqui nos idos de 91/92.
Curiosidade: Por muito pouco a ilustração da capa de `Cause of Death` não foi usada em `Arise`, do Sepultura.
Iggor Cavalera viu a ilustração do mestre Michael Whelan em um livro e viajou nela, querendo de qualquer jeito usa-la no então novo disco do Sepultura.
Em um episódio até hoje mal explicado a Roadrunner acabou liberando a imagem para o Obituary e o Sepultura teve que usar outra imagem (igualmente magnífica!) de Mr. Whelan.
Recomendo esses discos a qualquer um que goste de som pesado!
Uma banda pesada, honesta, desbravadora e corajosa, Obituary from Florida!
1.Infected
2.Body Bag
3.Chopped In Half
4.Circle Of The Tyrants
5.Dying
6.Find The Arise
7.Cause Of Death
8.Memories Remain
9.Turned Inside Out
http://www.4shared.com/file/81148650/a6fa4709/Cause_Of_Death_By_Urbanoise.html
http://urbanoise-evil.blogspot.com
1. I'm In Pain
2. Back To One
3. Dead Silence
5. Sicness
6. Corrosive
7. Killing Time
8. The End Complete
9. Rotting Ways