terça-feira, 3 de agosto de 2010

Soulfly – Live in Rock In Rio Lisboa 2010 – Download - Video


Em 30/05/2010 o Soulfly tocou na 4º edição do festival Rock In Rio Lisboa (alguém por favor me explique a razão desse nome, como pode ser Rock In Rio se o festival acontece na terra de Camões?), de qualquer forma a apresentação da banda de Max foi um sucesso. Diante de uma multidão (38.000!!!) de fãs enlouquecidos o Soulfly tocou vários de seus `sucessos` e foi ovacionado em quase todas as músicas.

Além do Soulfly também tocaram nesse dia o Rammstein (odeio essa banda, cambada de racistas escrotos!), Motorhead ,e Megadeth, by the way, também consegui o show do Megadeth, vou posta-lo aqui em breve!

Cheguei a comentar sobre esse show aqui no blog alguns meses atrás, estavam rolando alguns vídeos da apresentação do Soulfly no Youtube e eu postei alguns deles aqui. Como o show foi televisionado pelo canal a cabo português SIC Radical, alguns fãs o gravaram e o disponibilizaram na web.

O link que está aqui foi conseguido no site Soulfly Brasil (http://www.soulflybrasil.com.br), uma verdadeira `enciclopédia` sobre a banda, que vem sendo mantida desde 1998 (!!!) por fãs abnegados, e dá de goleada no site oficial da banda. Visite-os se você gosta de Soulfly!



Não gostei muito desse show, é sempre legal ver um artista brasileiro tocando e enlouquecendo a`gringaiada`, mas o desânimo do Soulfly é evidente, eles estão parecendo aqueles times que já estão classificados em algum campeonato mas tem que enfrentar um adversário meia-boca para cumprir a tabela.

Achei o Max muito paradão (o homem tá gooordo!), sem aquela carisma de outros tempos,enfim, um artista.............burocrático.

Mas aos 42 anos, com a vida ganha (em dólares!), reconhecimento e moral nos 4 cantos do mundo, e um legado que já faz parte da História da Música, que desafios Max Possessed ainda tem? O quê ainda poderia motiva-lo?

Não sei, o que sei é que apesar de gostar demais do Soulfly não gostei nem um pouco de seus últimos dois discos. O último trabalho deles que me agradou foi `Dark Ages`, lançado no já distante 2005.

`Conquer` e `Omen`, na minha opinião, destoam completamente dos 5 primeiros discos do Soulfly. Ao optar por abrir mão das experimentações com world music, percussão, rap, e elementos eletrônicos, e investir maciçamente em uma sonoridade `apenas` pesada o Soulfly passou a soar como os milhares de bandas que Max influencia desde os tempos do Sepultura.

Acho que tem um lado comercial nesse lance, um `dedo de gravadora`, esse tipo de som está vendendo bastante nos E.U.A e Europa, vide Killswitch Engage, Lamb Of God e afins.

Se minha suspeita estiver certa, o mais triste dessa situação é o fato de que o Soulfly não precisa desses artifícios para vender discos, pois foi exatamente a sua sonoridade inovadora que consquistou milhares de admiradores mundo afora.


Costumo dizer que o único país do mundo em que há um mercado fonográfico (epa! Isso ainda existe?) e o Soulfly não é uma banda grande é o Brasil,por causa das `viúvas do Sepultura` e de uma parcela radical do público metal (que eu carinhosamente chamo de `xiitas`) que não admite que nenhum outro estilo musical seja mesclado com o heavy metal.

Talvez ao optar por uma sonoridade agressiva `full time` Max e a Roadrunner estivessem exatamente de olho nessa parcela radical do público, que de maneira nenhuma é uma exclusividade do Brasil.

Apesar de tudo que escrevi ainda gosto bastante da banda, amo de paixão os 5 primeiros discos, e imagino e espero que após lançar 2 discos praticamente iguais Max sinta a necessidade de fazer algo diferente no próximo disco do Soulfly.

Baixe o show e curta, ou não.

DOWNLOAD

http://www.megaupload.com/?d=S06PMUUS



Nenhum comentário: