terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dr. Dre - The Chronic (1992) - Download

Um clássico do Gangsta Rap mundial!
Após sair, em condições `nada amigáveis`, do N.W.A Dr. Dre conheceu Suge Knight (cabuloso!!!) e junto com ele fundou a Death Row Records em 1992.
Nos anos seguintes, até mais ou menos 96/97, a Death Row seria a maior gravadora de rap do planeta em termos de vendas e de prestígio junto ao público e a mídia especializada.
Para gravar o disco Dre juntou um verdadeiro `dream team`, só cobras, uma galera que estava `seca` para mostrar seu talento em uma grande produção, a começar pelo então desconhecido Snoop Doggy Dogg, que cantava com o irmão mais novo de Dre, Warren G, em uma banda de rap chamada 213 (código de telefone de Long Beach, Califórnia, no Brasil significa outra coisa!).
Além de Snoop também participaram do disco Lady of Rage (adoro ela!), Warren G, The D.O.C (truta do Dre da época do N.W.A, um dos caras que infelizmente `ficaram para trás` no Gangsta Rap, pouquíssima gente conhece o som dele, um pouco após ele gravar o seu 1º disco ele perdeu a voz em um acidente de carro que feriu sua garganta!
A história da vida dele tem altas fitas esquisitas, um dia eu escrevo sobre elas aqui!), RBX, Nate Dogg, Dat Nigga Daz e Kurupt.
Que time! A maior parte desse pessoal teve carreiras de sucesso após `The Chronic`.
Como não poderia deixar de ser, Dr. Dre produziu o disco, e que produção!
Dre teve a idéia genial de colocar baixo, teclado, em algumas músicas até bateria, tocados por músicos no estúdio (fato nem um pouco comum em se tratando de discos de rap), por cima de samples de velhos sucessos de Funkadelic, Parliament e afins, conseguindo uma sonoridade totalmente diferente de qualquer outro grupo de rap na época.
A sonoridade de `The Chronic` foi batizada pela imprensa especializada de `G Funk` e o nome pegou, o `G Funk` dominou o Gangsta Rap nos anos 90.
Com seu talento de produtor Dre conseguiu uma sonoridade única, que ao mesmo tempo que agradava o seu público alvo, também era extremamente comercial, o que facilitava sua execução em rádios, especializadas ou não.
Lançado em 15/12/1992 `The Chronic` vendeu que nem água no deserto, mais de 4.500.000 cópias nos E.U.A e mais de 8.000.000 de cópias mundialmente.
`The Chronic` é um álbum que realmente mudou todo um gênero musical, coisa que pouquíssimos disco conseguem, ele é constantemente citado entre os melhores discos de todos os tempos, até por publicações `roqueiras` como a Rolling Stone e a Spin!
3 singles/vídeos foram lançados para o disco, `Nuthin´ but a G Thang`, `Let Me Ride` e `Fuck Wit Dre Day`, todos extremamente bem sucedidos.
Sou suspeito para falar desse disco porque eu adoro ele, quando eu morei nos E.U.A ele tinha sido lançado há pouco tempo, era impossível não ouvir os singles no rádio, até nas rádios comerciais poque como bom malandro Dre gravou uma `versão limpa` do disco, especialmente para as rádios e para cadeias de lojas como o Walmart e companhia.
Poucas pessoas sabem disso aqui no Brasil, mas muitos rappers gravavam `clean versions` de seus discos nos anos 90, tenho algumas discos nessas versões, eles são bem engraçados!
Curiosidades: `The Chronic` é uma gíria da região de Los Angeles que designa uma variedade especialmente potente de canabbis sativa!
A capa de `The Chronic` é uma homenagem ao design da embalagem do papel de cigarro Zig Zag, a marca que Dre e a galera preferiam para..........
Em 2001 Dr. Dre lançou o `The Chronic 2001`, mas isso é outra história, e outro download!
DOWNLOAD
ou
Embalagem do `Zig Zag` e capa do `The Chronic`
DR. DRE – NUTHIN´ BUT A G THANG
DR. DRE – LET ME RIDE
DR.DRE – FUCK WIT DRE DAY
DR.DRE - FUCK WIT DRE DAY VERSION 2
DR.DRE - LIL´ GHETTO BOY
Esses clips são foda! Os caras viajaram legal na época, eles são mais `curta metragens` que realmente clips!



















Nenhum comentário: